Tudo vale a pena!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

e-mail para contato: blogdopassoapasso@gmail.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

engomar tecido

Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro.
Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.
Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa
· ½ tampinha de água
· Plástico para proteger a mesa
· Trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.
Receita com cola branca: · 1 parte de água
· 2 partes de cola branca
· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.
Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

RECEITA COM GELATINA DICA DA ARTESÃ MARTA DEBRINO:
* 1 pacote (12g)  de gelatina sem sabor
* 1 copo com água
Dissolva a gelatina na água. Adicione mais um copo com água e leve ao fogo. Retire assim que levantar fervura. mergulhe o tecido nessa "goma" ate que ele fique totalmente molhado. Estenda o tecido no varal ate secar. Passe o ferro e pronto.

2 comentários:

Sua visita é muito importante!
obrigada!
Deixe um recadinho!!
bjokssssssss