Tudo vale a pena!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

e-mail para contato: blogdopassoapasso@gmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

biscuit dicas

MASSA DE BISCUIT


Ingredientes:
3 xícaras (chá) de cola branca para biscuit (rótulo azul);
3 xícaras de maizena;
3 colheres de vaselina líquida;
3 colheres de vinagre ou suco de limão;
1 colher (sopa) bem cheia de creme para mãos não gorduroso.Modo de Preparo:
No Microondas

No recipiente de vidro , coloque o amido de milho e a cola. Misture-os muito bem para não empelotar. Depois coloque a vaselina, o vinagre e mexa para obter uma massa homogênea. De preferência use uma colher de pau. Leve ao microondas por 3min em potência alta* para cozinhar . Mexa novamente e volte a massa ao forno por mais 2min, parando para mexer a cada minuto. O ponto da massa é quando ela estar com um pouco de cola debaixo dela. Unte a superfície com o creme para as mãos e sove a massa ainda quente até que ela fique bem lisinha . Guarde-a em um saco plástico limpo e seco. Feche-o bem e deixe descansar por 24 horas para poder tingir.

* Vale lembrar que o tempo de cozimento depende muito de cada microondas. Com isso, ele pode ser maior ou menor do que o indicado na receita.

MATERIAL

A cola e a tinta não podem faltar na sua lista. Mas você pode baratear os custos, inventando estecas e carimbos, deixando seu trabalho ainda mais personalizado. Confira!

Tinta para tingir a massa

A campeã na preferência das artesãs é a tinta a óleo, por ter uma variedade maior de cores e um redimento maior. Porém, a tinta para tecido também é muito usada, apesar de se precisar de uma quantidade maior para se obter o tom desejado. Já a anilina proporciona um tom muito mais forte do que as outras tintas. Seja qual for o tipo de tinta que você escolher, a massa deve ser tingida aos poucos até obter a cor desejada. Vale lembrar, que ao secar, a tinta escurece cerca de 20%. Todas elas são facilmente encontradas em lojas de artesanato e papelarias.
Rolo

Pra abrir a massa o mais indicado é o de plástico, por não grudar. Mas você pode fazer o seu próprio rolo, reaproveitando os rolinhos de bobina de fax ou então cortando pedaços de tubo de PVC. Se você quizer dar um toque a mais nos trabalhos, os rolos texturizados são muito bem vindos aos trabalhos com potes, pois oferencem um acabamento diferente. Há centenas de modelos que são encontrados em lojas de artesanato.

Cola

Tanto para preparar a massa quanto para colar as peças , a cola mais indicada é a que possui o rótulo azul, pois sua base de PVC é a única que pode ser levada ao fogo. Hoje o mercado conta com diversas marcas, mas cabe a você experimentá-las e descobrir com qual você desenvolve melhor os trabalhos. Ela é facilmente encontrada em lojas de artesanato e até mesmo em supermercados.

Estecas

O jogo de estecas é facilmente encontrado em lojas para artesanato. Elas possuem várias pontas que marcam ou decoram a massa. Mas, se for difícil encontrar esse material na sua cidade, apele para criatividade: use tampas de caneta, corte canudos em formatos diferentes e outros objetos para marcar a massa. O resultado vai ficar incrível.

DICAS E TOQUES

Uma das principais dúvidas é em relação ao tingimento da massa. Ao usar cores claras, misture-as com a massa ou tinta branca, pois quando escurecem podem ficar transparentes. Já para os tons escuros, é so colocar a tinta. E lembre-se que ao secar a massa, a cor chega a escurecer até dois tons.
Em relação a massa: seja qual for a receita, procure sempre colocar a veselina em primeiro lugar, pois facilita a retirada da massa do recipiente e a perda dela é bem menor. E se ela racha com facilidade, observe o seguinte: é possível que esteja com muita tinta, ou você esta trabalhando em um lugar muito ventilado
FONTE: ."Coleção Mãos que Criam - BISCUIT" por Katia Wonsih.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é muito importante!
obrigada!
Deixe um recadinho!!
bjokssssssss